Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

22
Mai18

Preparativos - C/Vídeo

TC.F Informação

procissão.png

Procissão realiza-se no dia 24 de maio.

Na próxima quinta-feira cumpre-se, uma vez mais a tradição na Ilha Graciosa.

A procissão de Nossa Senhora de Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora D'Ajuda, acontece desde 1717 numa altura em que a ilha branca dos Açores sofria com diversos eventos sismológicos. Por forma a acalmar os terramotos, os graciosenses intercediam a Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora d'Ajuda o devido auxílio e caso a crise sísmica terminasse, todos os anos a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ia até ao Monte de Nossa Senhora d'Ajuda.

Os graciosenses para o efeito dariam um dia do seu trabalho e cada casa fazer-se-ia representar na peregrinação.

Desde 1717 que a tradição mantém-se com a saída matinal da procissão, a partir da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e depois com a celebração de missa no cimo do Monte de Nossa Senhora d'Ajuda.

Este ano, à semelhança de anos anteriores a primeira missa, a ser celebrada na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, acontece às 07h00 seguindo-se depois a procissão para Santa Cruz, num trajeto de 5 quilómetros.

Prevê-se que antes da 10h00 a procissão chegue ao Monte de Nossa Senhora d'Ajuda onde será celebrada outra missa.

Após a celebração, a procissão regressa ao centro de Guadalupe com mais 5 quilómetros de fé.

Este ano a procissão conta com a presença do Diácono Nuno Fidalgo.

newjunta.jpgTambém por estes dias a Junta de Freguesia de Santa Cruz, tem feito os típicos trabalhos de limpeza e corte de erva nos acessos ao Monte d'Ajuda. Numa nota enviada às redações a autarquia liderada por Paulo Cunha, fez saber que "este é um trabalho que decorre durante todo o ano mas que nesta altura e no verão tem uma atenção redobrada".