Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

15
Mai18

Tascas/Restaurante a concurso

TC.F Informação

tascarestaurante.png

 

Organização recebe candidaturas a partir do dia 17 de maio.

A Comissão Organizadora das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2018  em nota enviada à comunicação social informa que, as candidaturas para a atribuição dos restaurantes estarão abertas de 17 de maio a 01 de junho.

Segundo a mesma, as propostas deverão ser entregues em carta fechada na Câmara Municipal.

A abertura das propostas será feita no dia 01 de junho pelas 16h30.
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Câmara Municipal ou a Comissão.

15
Mai18

GRATER reúne-se na Graciosa

TC.F Informação

DSC_0073.jpg

 

Associação da Graciosa e Terceira realiza Assembleia Geral.

No próximo dia 23 de maio pelas 18h30, os associados da GRATER estarão em reunião no Multiusos de Santa Cruz da Graciosa.

A reunião ordinária, conta com a análise e enventual aprovação do PRORURAL+ de 2017 e ainda a análise e eventual aprovação do Relatório de Gestão e Contas do exercício de 2017.

A reunião é presidida pelo Presidente do Conselho de Administração, Tibério Dinis que é Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

13
Mai18

129 anos de música - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00847.JPG

 

Sociedade Filarmónica União Praiense celebrou o seu 129º aniversário.

129 após a sua fundação, a Sociedade Filarmónica União Praiense continua forte e bastante ativa. A única filarmónica da freguesia de São Mateus esteve em clima de festa no passado dia 12 de maio, tendo celebrado os seus 129 anos.

O final da tarde iniciava-se com a missa solene na Igreja Matriz de São Mateus, logo depois os convidados e a banda foram a desfilar até à sede que fica a escassos metros.

Jorge Sousa, Presidente da Direção enalteceu o trajeto desta instituição ao longo destes 129 anos.

A sala de ensaio ainda é uma valência premente mas, os custos envolvidos têm feito as sucessivas direções desistir do investimento tendo em conta todos os restantes gastos.

Ainda na presente temporada musical a Sociedade Filarmónica União Praiense desloca-se à Ilha do Pico para concluir um inter-câmbio iniciado em 2016, e continuará o investimento no melhoramento da banda e da sede.

A noite chegava e com ela a banda filarmónica apresentava o seu reportório para 2018, sendo que no final não podia faltar os cânticos de parabéns. Que venham mais 129 anos.

grwmeo.png

 

12
Mai18

Última Hora | GraciosaFC está na Série Açores

TC.F Informação

32089360_10209202895389063_4564084462094123008_n.j

Equipa venceu os dois jogos em disputa.

Graciosa Futebol Clube vence partida em São Jorge frente ao Lajense da Terceira e estará na próxima edição do Campeonato de Futebol dos Açores, depois de já ter vencido o Velense na quinta feira passada.

O resultado do jogo foi de 2—1, golos apontados por André Sousa e Luis Filipe pelo Graciosa e por Luka do Lajense, todos eles na primeira parte.
Pela primeira vez na sua história a equipa de Santa Cruz sobe à série Açores e pela primeira vez a Ilha Graciosa terá três representantes, a saber o Guadalupe, Marítimo e agora o Graciosa Futebol Clube.

11
Mai18

Deputados socialistas graciosenses visitam obras no Porto da Barra

TC.F Informação

partidosocialista.jpg

 

Os deputados socialistas graciosenses visitaram as obras no Porto da Barra, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e o Presidente da Direção do Clube Naval da Ilha Graciosa, para se inteirarem da intervenção em curso.
A visita serviu para fazer um ponto de situação dos trabalhos de proteção da orla costeira que estão a ser realizados nessa zona da Vila de Santa Cruz e que num futuro próximo, dignificarão aquele espaço de enormes potencialidades, proporcionando o desenvolvimento de outras atividades ligadas ao mar.
Os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José Ávila e Manuel Ramos, bem como o Presidente da Câmara, Manuel Avelar, e o Presidente do Clube Naval, foram elucidados sobre algumas questões técnicas da empreitada.
A deslocação realizada esta quinta-feira permitiu, também, verificar in loco a aplicação de novas tecnologias em obras marítimas. A conclusão desta empreitada, que está prevista para outubro caso não se verifiquem outros contratempos, vai garantir melhores condições de segurança.

 

fonte: PS/Graciosa

11
Mai18

Politiquices

TC.F Informação

Deputado Graciosa.jpg

 

PS/Açores emite nota sobre visita do PSD/Açores à Ilha Graciosa.

Os deputados do PS/Açores da Graciosa condenam o discurso demagógico e populista do PSD/A que em nada beneficia os interesses da Graciosa. Os parlamentares socialistas consideram que a presença de alguns deputados social-democratas na Ilha Graciosa foi um apenas um pretexto para falar de questões relativas ao Faial e à Terceira, ao invés de identificarem as prioridades da ilha Branca. Lamentam também as falsas questões levantadas quanto à iluminação da pista do aeroporto e quanto às acessibilidades e exportações.

Sobre as alegações de sequestro - dignas de um filme de terceira categoria – o PSD passou um atestado de menoridade a todos os Graciosenses porque foram estes eleitores que deram a maior vitória de sempre ao Partido Socialista nas eleições regionais de 2016 e, por conseguinte, a maior derrota do PSD. Foi o povo Graciosense que escolheu e não nos parece que seja razoável dizer-se que a maioria se enganou. Sequestrados estiveram os Graciosenses quando tivemos por mais de 30 anos uma Câmara Municipal social-democrata que, por interesses meramente partidários, virava as costas ao Governo sem se importar com os graves prejuízos que causava à população.

Os deputados graciosenses do PS/Açores contestam também as declarações sobre a iluminação da pista do aeroporto porque, como bem sabe o PSD - embora se faça esquecido -, não se pode pedir a certificação de uma coisa que não existe. A iluminação existente é apenas de sinalização de início e fim de pista e não permite certificação para a operação noturna. Isso só poderá acontecer depois da ampliação da pista e, como se sabe, a entidade reguladora estabeleceu que a torre de controlo e a nova aerogare eram prioritárias.

Quanto às acessibilidades, os deputados do PS Açores defendem que as ligações aéreas de e para a Graciosa são as melhores desde sempre, com duas rotações diárias durante a semana e uma ao fim de semana, aumentando também para duas a partir de junho.

Os deputados socialistas referem também que a afirmação do PSD relativamente à dificuldade na exportação de produtos, nomeadamente os resíduos, é completamente falsa e a prova é que desde janeiro já foram exportados 42 contentores, 26 dos quais com uma capacidade de 20 pés e os restantes de 40 pés.

 

fonte: PS/Açores

11
Mai18

Hoje há Cinema - C/Vídeo

TC.F Informação

maxresdefault.jpg

 

"Noite de Jogo" está em exibição hoje no CCG.

Exibição começa pelas 21h30, e será emitido na versão legendada.

 

 

11
Mai18

Dia de festa

TC.F Informação

10670047_1011719362175107_2823104354827629535_n.jp

 

Sociedade Filarmónica União Praiense celebra 129 anos.

Já são 129 anos de história que a Sociedade Filarmónica União Praiense regista no seu curricullum.

A instituição da freguesia de São Mateus, vai festejar os seu aniversário amanhã pelas 19h00 começando com a habitual missa solene na Igreja Matriz de São Mateus, seguindo-se depois pelas 20h00 uma sessão solene com o concerto da banda filarmónica e jantar com os convidados para a festividade.

11
Mai18

10 anos de Artmedina - Editorial

TC.F Informação

Logo Artmedina.png

 

Canal de youtube faz 10 anos.

O Canal Artmedina está em festa por estes dias, completando os seus primeiros 10 anos de existência.

Este espaço criado pelo Aristides Silva, iniciou primeiro com vídeos em registo fotográfico sobre as procissões da Ilha Graciosa mas cedo o graciosense percebeu que esta plataforma poderia ser muito mais do que aquilo que estava pensado inicialmente.

Naquele tempo, o Youtube só permitia a postagem de vídeos de 5 minutos e só após atingir as primeiras 100 inscrições é que permitia a inclusão de vídeos de 10 minutos e só mesmo após as 500 inscrições é que esta plataforma permitiria a inclusão de vídeos longos.

Ao longo dos meses seguintes, o seu criador (Aristides Silva) foi divulgando o canal porque notava que aquele espaço seria muito útil para o futuro na relação entre emigrantes e a sua terra natal, recordamos que foi nesse ano que o Facebook começou a ser considerada a rede social de futuro.

artmedina logo.jpg

 

A partir de 2011, o canal Artmedina já tinha a permissão necessária para a inclusão de vídeos mais longos e a partir daí o canal não mais parou, acrescentando mais tempo útil aos vídeos para que todos podessem ver o que se passava na Ilha Graciosa.

Nesses tempos iniciais, o canal estava muito focado em épocas festivas mas com o tempo foi alargando o seu espectro e com a presença de Tiago Correia, foi incluindo vídeos informativos sobre temáticas pertinentes na Ilha Graciosa.

Com o tempo, o número de subscritores foi aumentando e as visualizações iam subindo em catadupa.

Em 2012 eram adquiridas as primeiras duas máquinas em HD, as Toshiba HandCam que não só permitiriam a filmagem em melhores condições mas também, a inclusão de microfone para reportagem.

A partir de 2012, nota-se um aumento significativo de reportagens, dividido pelos três elementos que compunham o canal, Aristides Silva, Helder Medina e Tiago Correia, destacando-se o programa "Passeio pela Graciosa" que consistiu na filmagem de todos os caminhos da Ilha Graciosa, em viatura própria pelo Aristides Silva, acompanhado sempre por musica.

Apesar de em 2010, já se encontrar registos de Carnaval foi em 2013 que se iniciou o registo em imagem dos bailes da Ilha Graciosa, bem como do desfile de fantasias.

1488656_10152807955500638_3938089359436808802_n.jp

 

Chegados a 2014 nota-se que o equipamento encontrava-se com enormes dificuldades para prosseguir o trabalho que se exigia no momento, foi então que um grupo de portugueses emigrados nos Estados Unidos da América decidem realizar uma campanha de angariação de fundos como forma de adquirir equipamento necessário à continuação do trabalho de toda a equipa mas, também agradecer tudo o que até então já tinham feito.

A partir de novembro de 2014 o canal, ganha uma nova alma e melhor qualidade, com duas máquinas profissionais e todos os seus suplementos essenciais à concretização de reportagem, bem como direto.

Ainda em 2014, o canal atingia o seu primeiro milhão de visualizações, um caminho longo mas resultado de cada vez mais pessoas ligadas às redes sociais.

Em 2015 o canal fazia a sua primeira experiência em direto, no desfile de Fantasias e aqui foi necessário o apoio de outro graciosense, Natalino Félix para que a emissão fosse bem sucedida.

Logo se percebeu que esta era uma ideia, difícil de ser repetida tendo sido tentada novamente em 2016 mas deixada por terra, pois uma emissão de qualidade digna envolvia custos financeiros que nenhum dos elementos conseguiria suportar, visto o canal não receber nenhum apoio à sua concretização.

Ainda no decorrer de 2015, o canal consegue afirmar-se junto do público emigrado e começa a ser procurado cada vez mais pelo público graciosense que vai aderindo às redes sociais.

10552486_10152584095800638_6168524275671481263_n.j

 

A 25 de julho de 2016 o canal atingia o marco dos dois milhões de visualizações, criando assim junto dos membros do canal uma maior responsabilidade mas ao mesmo tempo uma seletividade maior sobre os eventos a divulgar para não se cair no ridículo de se mostrar tudo sem qualidade.

No verão de 2016 o criador do canal sofre um revés na sua saúde e os restantes elementos (Helder Medina e Tiago Correia), decidem prosseguir o trabalho até ao colega estar recuperado.

No final do ano o canal, promoveu uma vez mais a sua habitual festa de natal no Lar de Santo Cristo, com conjuntos musicais da ilha que uma vez mais de forma gratuita se deslocaram ao local, nesse evento dava apoio à emissão Hélia Silva e com o Aristides já recuperado e a comandar os bastidores. Esta seria a última festa realizada.

Em março de 2017, morre Aristides Silva de forma súbita e o canal fica reduzido a dois elementos.

A morte do criador teve um enorme impacto entre os elementos que constituem o canal, chegando-se a ponderar o seu término.

Em maio do mesmo ano, morre também Helder Medina vítima de doença prolongada ficando no canal, Tiago Correia.

Após algumas semanas de reflexão decide o último elemento, continuar com o canal e com o projeto iniciado em 2008.

O compromisso seria o mesmo de sempre, divulgar a Graciosa com parâmetros de qualidade.

Apesar das ofertas de outras pessoas para ocupar os lugares dos elementos falecidos, Tiago Correia decide prosseguir o caminho sozinho num projeto que só fazia sentido continuar se fosse com os três elementos originários, pois é um projeto somente de três pessoas e de mais ninguém.

Desde 2016 estava definido pelos três elementos, abrandar o ritmo de produção de vídeos pois denotava-se que a produção em massa de vídeos não era benéfica para os elementos em questão muito menos para quem os seguia, pois tendencialmente a qualidade seria reduzida.

O canal em 2018, celebra os seus 10 anos de vida. O futuro é incerto mas os vídeos continuarão sempre disponíveis para todos quanto procuram saber algo mais da Ilha Graciosa.

Uma ideia original e que continua a contabilizar sucessos, tendo alcançado os 3 milhões de visualizações no passado mês de abril.

Existe com certeza, muitos desafios para o futuro mas independentemente de tudo ou de fatores externos o canal continuará fiel a si mesmo e prosseguirá o seu caminho de forma natural. Se há coisa que quem segue o canal desde o início sabe, é que a Graciosa e o que se passa na Graciosa tem um tratamento fidedigno e original neste espaço.

mediapartner.png

 

 

10
Mai18

ÚLTIMA HORA | GraciosaFC vence primeiro jogo

TC.F Informação

32089360_10209202895389063_4564084462094123008_n.j

 

Equipa da Graciosa entra com o pé direito.
Graciosa Futebol Clube venceu o primeiro jogo do Apuramento ao Campeão da AFAH, frente ao Velense de São Jorge.
2-0 foi o resultado final do jogo (Luis Filipe marcou os dois golos).
Cláudio Serra foi expulso do jogo e não poderá jogar frente ao Lajense.
O próximo jogo da equipa da Graciosa será já no próximo sábado frente ao Juventude Lajense da Ilha Terceira, iniciando-se pelas 18h30 no Campo Municipal das Velas.
O GraciosaFC poderá carimbar o passaporte direto para o Campeonato de Futebol dos Açores caso vença no próximo sábado.
Poderá ouvir o relato na Rádio Lumena e na Rádio Clube de Angra.