Visita Estatutária | Turismo Termal

termas2.jpg

 

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje, na Graciosa, que as Termas do Carapacho possibilitam a qualificação dos Açores enquanto destino turístico termal e de bem-estar, por via da prestação de cuidados de saúde na especialidade de Reumatologia, associados à terapêutica das águas termais.
Marta Guerreiro falava na cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Governo Regional e o Instituto Português de Reumatologia, no âmbito da visita estatutária à ilha Graciosa.
“Este protocolo preconiza dois propósitos: servir os Açorianos que necessitam destes tratamentos e, simultaneamente, reforçar a oferta turística na Região com um produto específico e de qualidade ligado à saúde e ao bem-estar”, frisou.
Na sua intervenção, a titular da pasta do Turismo adiantou que “será possível que as unidades de saúde da Região – hospitais e centros de saúde -, com doentes em lista de espera na especialidade de Reumatologia os encaminhem para as consultas disponibilizadas nas Termas do Carapacho, por solicitação voluntária destes”.
O protocolo prevê consultas por profissionais de saúde, com a dupla especialidade de Reumatologia e Hidrologia, no período compreendido entre 3 de julho e 15 de setembro.

termas1.jpg

A Secretária Regional referiu ainda que, desde 2015, cerca de 12 mil pessoas usufruíram desta estrutura, salientando que o “número de visitantes no primeiro trimestre deste ano registou um aumento homólogo de cerca de 42%, o que demonstra que esta unidade continua a constituir-se como um polo de atração turística para a ilha”.

Marta Guerreiro destacou ainda os desafios do setor, em parceria com as entidades privadas, nomeadamente “colocar o turismo ao serviço da criação de mais emprego e de mais riqueza no conjunto do arquipélago”.
“Se nos reportarmos, apenas e só, à hotelaria tradicional e ao turismo em espaço rural, foram gerados na Região mais de 500 novos postos de trabalho entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016”, afirmou a Secretária Regional.

SOM 1

SOM 2
GaCS/HMB

publicado por TC.F Informação às 19:31 | link do post