Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

08
Mai17

Novas valências

TC.F Informação

carapacho.jpg

 

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através de uma colaboração entre a Direção Regional do Turismo e o Instituto Português de Reumatologia, promove o regresso da valência medicinal das Termas do Carapacho, na Graciosa, em complemento às valências lúdica e de bem-estar que já se encontravam disponíveis.

“Para o Governo Regional, esta sempre foi uma componente prioritária, quer para a ilha Graciosa, quer para o Açores no seu todo, pelo que, com a conclusão das obras de conservação e manutenção recentemente levadas a cabo nas Termas do Carapacho, acordámos os termos de um protocolo que estabelece o início desta colaboração já neste verão”, garantiu o Diretor Regional do Turismo.

Os termos específicos desta parceria preveem a presença na infraestrutura termal de profissionais de saúde com a dupla especialidade de Reumatologia e Hidrologia, no período entre 2 de julho e 17 de setembro.

A realização de consultas diárias, de segunda-feira a sábado, nas especialidades de Reumatologia e de Hidrologia, nos casos em que a terapia com banhos termais se aplique, está também prevista nesta parceria.

Filipe Macedo salientou que esta iniciativa se enquadra "no apoio e dinamização de um dos produtos turísticos identificados no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores como produto complementar ao turismo de natureza e produto turístico de atração primária para a ilha Graciosa, o termalismo”.

“As expetativas são, portanto, de potenciar as mais valias turísticas da ilha Graciosa, nas valências de termalismo e bem-estar, contribuindo de forma decisiva para o reforço da atratividade do destino, através da qualificação da oferta turística, tendo como objetivo final o aumento do número de turistas que visitam e usufruem da ilha Graciosa”, frisou o Diretor Regional.

Filipe Macedo adiantou ainda que, no âmbito desta colaboração, será possível aos hospitais e centros de saúde da Região com doentes em lista de espera na especialidade de Reumatologia, "encaminhar os mesmos para as consultas disponibilizadas nas Termas do Carapacho, por solicitação voluntária destes e no âmbito da legislação em vigor”.

O encaminhamento e a deslocação dos doentes que recorram a esta prerrogativa, no âmbito da Carta dos Direitos do Utente, serão enquadrados pelo Sistema Regional de Saúde através do Regulamento de Deslocação de Doentes.

 

SOM
GaCS/HMB