A Vida Rural em Museu

DSC00096.JPG

Museu da Vida Rural da Ilha Graciosa abre portas.

Situado na sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, no Caminho de Cima, freguesia da Luz, está situado o Museu da Vida Rural da Ilha Graciosa.

Este Museu, inaugurado a 6 de maio de 2015 pretende ser um complemento aos espaços museológicos, já existentes na ilha. Visa também retratar o que era o meio rural graciosense na década de 20 e de 30.

Jorge Cunha, Presidente da ACDR fez as honras da casa e acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, bem como pela a presença da Administração da Grater que por estes dias está na Ilha Graciosa para realizar a sua Assembleia-Geral, abriram as portas da típica casa graciosense, descerrando em seguida a placa que marca o início deste novo espaço.

Jorge Cunha estava visivelmente satisfeito com esta inauguração, um projeto que começou na Ecoteca da Graciosa, tendo sido a sua principal impulsionadora a Professora Lurdes Valério e Cunha, tendo a orientação dos trabalhos sido feitos pela mesma docente.

O Museu da Vida Rural da Ilha Graciosa estará aberto ao público nos dias úteis e sempre que existirem grupos que pretendam visitar este espaço, fora do horário normal de funcionamento.

Este Museu é um retrato praticamente fiel do que era a vida graciosense nos idos anos 20 e 30, sendo que a única coisa que remonta para a atualidade será somente a eletricidade de resto a casa é um relembrar total daqueles tempos.

Para além de cozinha com forno de pão, amassaria, vaza, talhão, mesa, cadeiras, escorredoiro, lavatório, entre outros objetos e espaços antigos, este Museu apresenta ainda, quarto de arrumos com uma imensa variedade utensílios, desde a típica máquina de costura, barril e demais.

A casa conta ainda com sala, quarto de cama com tudo a que tinha direito na altura, também existe um sótão, o alpendre, burra de milho, retrete e o tradicional tanque de água.

Esta reabilitação foi comparticipada pelo programa "Prorural", através da Grater, e também com o apoio da Associação Promotora.

Manuel Avelar, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, felicita este projeto que mostra como era a vida graciosense, enaltecendo também o facto deste ser mais um ponto de referência para quem visita a Ilha mas também para quem cá reside.

(Vídeo já disponível na GRW tv na Meo Fibra com o código 171889)

 

 

 

publicado por TC.F Informação às 19:31 | link do post