Quinta-feira, 13.04.17

Rally Paper patrimonial - Cartaz

rally paper.png

 

publicado por TC.F Informação às 13:21 | link do post

Benefícios para a agricultura

Graciosa_IMG_8601.JPG

 

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista da Graciosa visitou, esta quarta-feira, a Fonte do Pontal, na freguesia de Guadalupe, onde está a decorrer a empreitada de construção do reservatório de água para a lavoura.

Para José Ávila, deputado do PS, “estes investimentos na agricultura - um dos pilares da economia Graciosense - são decisivos para tornar as nossas empresas agrícolas mais competitivas, num mercado cada vez mais exigente”.
Adjudicada a uma empresa Graciosense, com um valor de 85 mil euros, a obra de construção do novo reservatório, iniciada em março e com um prazo de execução de 150 dias, assume-se de grande importância para a atividade da lavoura naquela freguesia, uma vez que beneficiará o abastecimento de água a cerca de 30 explorações, abrangendo uma área de 220 hectares
“Este investimento é um aproveitamento de uma das poucas nascentes de água existentes na ilha, sendo, assim, um exemplo de rentabilização dos recursos disponíveis”, referiu o deputado José Ávila.
Além do aproveitamento da nascente, localizada no interior do paul daquela zona, está a ser feita a impermeabilização da lagoa, minimizando as perdas por infiltração, a instalação de uma central hidropneumática, a construção de um reservatório metálico com a capacidade de 221 m3 e a construção de um posto de distribuição de água aos lavradores.
A obra irá, ainda, melhorar o acesso e o abastecimento aos empresários agrícolas, uma vez que será também alargada a entrada e saída de viaturas da canada adjacente.
Por sua vez, o deputado Manuel José Ramos afirmou que “além da colocação dos produtos no mercado, a redução de custos de produção é um dos desafios mais premente para o setor agrícola dos Açores”.
Segundo o deputado, “o Governo dos Açores tem desempenhado um papel fundamental na criação de infraestruturas de forma a possibilitar a diminuição dos custos dos fatores de produção, nomeadamente nas acessibilidades, abastecimento de água e eletrificação das explorações”.

 

fonte: PS-Açores

publicado por TC.F Informação às 11:39 | link do post
Quarta-feira, 12.04.17

Prestação positiva

vista geral.jpg

 

Campeonato Nacional de Sub 20 contou com participação graciosense.

O Campeonato Nacional de Xadrez de Jovens, 2016/17, disputou-se na vila do Luso, distrito de Aveiro, durante os dias 8 e 12 de Abril de 2017. Participaram neste evento 17 xadrezistas Açorianos, distribuídos pelas diversas categorias.

Os clubes açorianos representados nesta prova foram o Sport Clube Marítimo (SCMaritimo), da ilha Graciosa e os clubes de São Miguel, Núcleo Sportinguista de São Miguel (NSSM), Clube os Ginetes (Ginetes), Fisqui e Academia de Badmington Tetrapi (tetrapi).

É de realçar as boas prestações dos xadrezistas Bernardo Gaspar, Francisco Torres, João Rui Rego, Daniela Arruda e Carlos Côrte-Real.

As classificações finais, fazendo menção aos campeões nacionais, dos jogadores Açorianos ficaram ordenadas da seguinte forma:

SUB 08
Campeão: David Nunes Farias (Clube de Xadrez Atletico da Coutada)
22.º lugar Diogo Santos (tetapri)

Sub 10
Campeão: Artur Solovyov Eloy (Clube de Xadrez da Escola D.ª Filipa de Lencastre)
5.º lugar Bernardo Gaspar (Fisqui)
6.º lugar Francisco Torres (NSSM)
21.º lugar João Nunes (Fisqui)
42.º lugar Alexandre Pimentel (tetrapi)

Sub 12
Campeão: Pedro Gil Ferreira Silva (Casa do Povo de Ronfe)
32.º lugar Matilde Soares (NSSM)
35.º lugar Ricardo Torres (Fisqui)
44.º lugar Simão Afonso (NSSM)

Sub 14
Campeão: Daniel Neves Fidalgo (Santoantoniense Futebol Clube)
8.º lugar João Rui Rego (NSSM)
43.º lugar Pedro Duarte Afonso (NSSM)
51.º lugar Rodrigo Oliveira (Ginetes)
56.º lugar Tomás Carriço (Fisqui)
57.º lugar Daniela Oliveira (Ginetes)

Sub 16
Campeão: Hugo Sousa Carneiro (Associação de xadrez da Gaia)
22.º lugar José Martins (Fisqui)

Sub 18
Campeão: Ricardo Pedro Dias Aej. São João da Madeira
16.º lugar Daniela Arruda (NSSM)
24.º lugar Rui Guerra (Fisqui)

Sub 20
Campeão: João Nuno Valente (Clube dos Galitos, Aveiro)
10.º lugar Carlos Côrte-Real (SCMaritimo)

Bernardo Gaspar.jpg

Carlos Corte Real.jpg

Daniela Arruda.jpg

João Rego.jpg

fonte: SCM

publicado por TC.F Informação às 16:07 | link do post

Alteração na recolha de resíduos

ecopontos.jpg

 

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa todos os munícipes que devido ao feriado da sexta-feira Santa, dia 14 de Abril, não haverá recolha de resíduos. A recolha dos resíduos indiferenciados será efectuada no dia 15 de Abril, sábado.

 

fonte: CMSCG

publicado por TC.F Informação às 11:04 | link do post

Greve na Azores Airlines

sata_g.jpg

 

Os tripulantes de cabine da SATA Internacional/Azores Airlines vão estar em greve nos dias 01 e 02 de maio, assegurando apenas três voos de serviços mínimos, anunciou o sindicato.
Segundo o pré-aviso de greve emitido pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e hoje publicado na imprensa, a paralisação abrange “todos os voos da Azores Airlines/SATA Internacional cujas horas de apresentação e/ou etapa/setor ocorram em território nacional entre as 00:00 e as 23:59 desses dias”.

Estão igualmente abrangidos “os demais serviços, como sejam a assistência, reserva, ou qualquer tarefa no solo, ou seja, qualquer tarefa ordenada pela empresa, nomeadamente instrução ou outro serviço em que o tripulante preste atividade, inspeções médicas no âmbito da Medicina do Trabalho, situações de deslocação como 'dead crew' ou através de meios de superfície”.

A greve decretada para os dias 01 e 02 de maio inclui igualmente os “refrescamentos ou quaisquer outras ações de formação no solo, deslocações às instalações na empresa, desde que expressamente ordenadas por esta, com o objetivo do desempenho de atividade integrada na esfera das obrigações laborais”.

No pré-aviso de greve, o SNPVAC diz que no seu entendimento o conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às regiões autónomas dos Açores e da Madeira “por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte”, não se estendendo por isso a voos para o estrangeiro.

O sindicato acrescenta que estão asseguradas as ligações entre Ponte Delgada e a Terceira e o continente através de outras operadoras, designadamente a TAP Portugal, a EasyJet e a Ryanair.

Como serviços mínimos ficam assegurados os voos Lisboa/Pico/Lisboa, às 07:00 UTC (08:00 em Lisboa), e Lisboa/Horta/Lisboa, às 14:00 UTC (15:00 em Lisboa), no dia 01 de maio, e o voo Lisboa/Horta/Lisboa, às 14:00 UTC (15:00 em Lisboa), no dia 02 de maio.

 

fonte: Açoriano Oriental

publicado por TC.F Informação às 11:02 | link do post

Concerto da Páscoa - Cartaz

pascoa.jpg

 

publicado por TC.F Informação às 10:07 | link do post

Contagem decrescente! - C/Vídeo

graciosa17logo.png

 

Ilha Graciosa prepara-se para as autárquicas.

Será o regresso de Tiago Correia às reportagens de vídeo e com ele, começa a contagem decrescente para as próximas eleições autárquicas em outubro.

Ao longo das próximas, largas semanas, os nossos canais vão mostrar o estado da Graciosa quatro anos após as últimas eleições. Depois das entrevistas em modo de balanço aos responsáveis políticos eleitos em 2013 é chegada a vez de perceber o que é que existe no terreno.

Quais os problemas que inquieta a população graciosense? Qual deve ser a prioridade? O que foi feito? O que falta fazer? são algumas das muitas questões que pretendemos ajudar a responder.

Brevemente, Graciosa '17!

grwmeo.png

 

 

publicado por TC.F Informação às 00:42 | link do post
Terça-feira, 11.04.17

Chuva forte

chuvas-web1.jpg

 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Grupo Central

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 12H00 e as 21H00 de hoje.
Precipitação pontualmente forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Grupo Oriental

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 12H00 e as 21H00 de hoje.
Precipitação pontualmente forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as seguintes medidas de autoproteção:
Mantenha limpos os seus sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência, alerte as autoridades competentes;
Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água;
Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros;
Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
GaCS/SRPCBA

publicado por TC.F Informação às 15:37 | link do post
Segunda-feira, 10.04.17

JS-Graciosa tem nova líder

Assembleia dia 27 de abril de 2016 (8).jpg

 

 

Teve lugar no dia 8 de abril de 2017 o ato eleitoral para os órgãos de ilha da Juventude Socialista da Graciosa.

Luzia Monteiro Cordeiro apresentou a votos a única candidatura para o cargo de Secretário Coordenador da ilha Graciosa e foi eleita líder da JS/Graciosa.
Além de Luzia Monteiro Cordeiro também foram eleitos para o novo Secretariado de Ilha Tiago Alves Santos, Simão Santos, José Manuel Silva e Catarina Santos.

Em relação à Mesa da Assembleia Geral esta é agora presidida por Filipa Costa sendo eleitos Secretários de Mesa Bruno Gil e Fábio Cabrita.
A Secretária-Coordenadora eleita identificou como principais questões o alheamento da vida política, a emancipação e o empreendedorismo dos jovens açorianos defendendo “uma maior participação cívica e política dos jovens graciosenses e apoia o desenvolvimento de ações democráticas por parte dos jovens trabalhadores na defesa dos seus legítimos direitos”.
Desta forma, a JS Graciosa em conjunto com a JS Açores defende a implementação a nível local e regional do voto eletrónico como forma de supressão do isolamento geográfico a que um arquipélago é sujeito combatendo, dessa forma, a constante subida da abstenção jovem quando chamados a exercer o seu direito de voto.

17799143_1485748334803100_8966555441718023891_n.jp
Por outro lado, a JS Graciosa pretende ouvir e colaborar com as entidades públicas e privadas influentes na sociedade graciosense e que possuem um papel relevante na promoção de ações que promovam o desenvolvimento económico, social e político da Ilha Graciosa.
A Juventude Socialista é a organização política dos jovens açorianos ou residentes na Região Autónoma dos Açores que nela militam, que pugnam pela democracia e sustentam o socialismo democrático como matriz política regional, defendendo uma organização da sociedade açoriana baseada nos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade.

 

fonte: JS-Graciosa

publicado por TC.F Informação às 18:07 | link do post

Valorizar o turismo

IMG_8589.JPG

 

O crescimento do turismo e a sua afirmação na ilha Graciosa esteve em destaque, esta segunda-feira, durante a visita dos deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista a um empreendimento de Turismo Rural, na freguesia de Guadalupe. “Pelo crescimento registado é expetável que o turismo se continue a afirmar também nesta ilha e, como tal, a aposta em espaços como este vem enriquecer a oferta e potenciar o turismo de natureza, que é, no fundo, aquele para o qual estamos mais vocacionados, além de contribuir para a reabilitação urbana”, referiu o deputado Manuel José Ramos, no final da visita.

O deputado do PS Açores recordou que, em 2016, a Graciosa registou um aumento acentuado nas dormidas - sendo a 3ª ilha com maior crescimento relativamente ao ano anterior - na ordem dos 24,1%. Relativamente aos passageiros aéreos desembarcados na ilha, também, há um crescimento de 15,7% - ao contrário do que aconteceu com os passageiros marítimos desembarcados, que registaram uma ligeira diminuição.

O deputado José Ávila, por sua vez, enalteceu o facto de surgirem cada vez mais empreendedores nesta área, considerando que “este tipo de oferta é a que mais se coaduna com a vocação turística dos Açores”. No entanto, como fez questão de sublinhar o deputado, “os bons resultados não nos devem embevecer, mas antes servir de estímulo para trabalhar ainda mais com o objetivo de consolidar este setor”.

Na área específica do Turismo em Espaço Rural, José Ávila considerou que apesar de em 2016 se ter duplicado o número de dormidas relativamente a 2015, “ainda há possibilidade de crescimento, não só pela qualidade da oferta que existe na ilha Graciosa, mas também pelo aumento da procura por unidades turisticas deste género”.

 

fonte: PS-Açores

publicado por TC.F Informação às 16:23 | link do post

Cinema em férias - C/Vídeo

eu_batb_flex-hero_header_r_430eac8d.jpeg

 

Na próxima sexta-feira não haverá cinema, mas no domingo à tarde o Centro Cultural apresenta um filme muito especial para toda a família, o belíssimo clássico "A Bela e o Monstro".
A Câmara Municipal informa que, por sexta-feira ser feriado, a bilheteira estará aberta na quarta-feira das 13h30 às 17h00 e no domingo às 15:00.

fonte: CMSCG

publicado por TC.F Informação às 12:42 | link do post
Sexta-feira, 07.04.17

Mudança nos barcos

masterjet.jpg

 

A empresa pública Atlânticoline, de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores, inicia a 18 de maio a operação sazonal, com dois navios que substituem os inicialmente previstos, uma alteração sem aumento de encargos.

“A operação sazonal arranca a 18 de maio como estava programado. Nesta matéria não há alteração, o que houve foi uma alteração relativamente aos navios que vamos utilizar”, afirmou à agência Lusa o presidente do concelho de administração da Atlânticoline, Carlos Faias, acrescentando que a operação sazonal só termina a 24 de setembro.

Inicialmente a operação sazonal 2017 da Atlânticoline iria decorrer com as embarcações “Mobby Love” e “Kalli P”, mas, “por desistência da entidade fornecedora”, a empresa pública teve de voltar recentemente ao mercado para encontrar “novos navios de alta velocidade”.

“Os navios que tínhamos escolhido, que resultaram de um procedimento de consulta ao mercado, respeitando determinados critérios de seleção, designadamente a proposta que se apresentou economicamente mais vantajosa, veio a resultar numa desistência”, reconheceu o responsável.

Carlos Faias revelou, no entanto, que já foram encontradas duas embarcações para garantir a operação sazonal e que “esta substituição não implicará aumento de encargos para a região”.

Segundo disse o presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas será feito este verão com as embarcações “Master Jet” [construído em 1991] e “Mega Jet” [construído em 1995], que têm uma capacidade para transporte de viaturas “muito semelhante à operação do ano anterior”.

“São navios com capacidade para transportar mais de 600 passageiros, cujos níveis de conforto e qualidade são até superiores e respondem aos requisitos no âmbito do contrato de prestação de serviço público que assinámos com a região”, destacou Carlos Faias.

Questionado sobre o valor do investimento, o presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline disse apenas que “são próximos daquilo que já houve noutras operações”.

Em 2016, a Atlânticoline anunciou um investimento de 5,6 milhões de euros para fretar dois navios, “Express Santorini” e “Alkioni”, para a operação sazonal, que decorreu entre 28 de abril e 25 de setembro.

O transporte marítimo sazonal de passageiros e viaturas prestado pela Atlânticoline permite ligar oito das nove ilhas, com exceção do Corvo.

Da frota da empresa pública fazem parte a lancha “Ariel”, que liga as ilhas das Flores e Corvo, “Gilberto Mariano”, “Mestre Simão”, “Cruzeiro das Ilhas” e “Cruzeiro do Canal”, que operam entre o Faial, Pico e São Jorge.

 

fonte: Açoriano Oriental

publicado por TC.F Informação às 17:30 | link do post
Quarta-feira, 05.04.17

Experiência a reter

xadrez.jpg

 

No passado fim de semana, o S.C.Maritimo deslocou-se novamente a Lisboa para jogar, desta vez, a última tripla jornada referente ao campeonato nacional da terceira divisão.
Na primeira jornada defrontou o invicto GX Alekhine e sofreu uma natural pesada derrota de 3,5-0,5,porém com um empate no primeiro tabuleiro.
Na segunda jornada conseguiu um importante empate, frente a uma equipa bastante mais experiente e com um grande historial de xadrez, os estrelas S.João De Brito, ,empate este que terminou 2-2.
Na terceira jornada o S.C.Maritimo saiu vitorioso frente ao Clube Atlético Campo de Ourique por 2,5-1,5 que assim conseguiu igualar em termos pontuais os Estrelas S.Joao de Brito e o Clube Operário Desportivo, porém, devido ao critério de desempate e apesar de ter os mesmos 12 pontos do que o 5 classificado.

O S.C.Maritimo finalizou o campeonato na sétima posição e naturalmente não conseguiu impedir a descida de divisão,mas que sem dúvidas a prestação deve orgulhar os graciosenses,pois dentro de todas as limitações que são reconhecidas, o S.C.Maritimo teve a capacidade de competir e fazer boas exibições a nível nacional.

fonte: SCM

publicado por TC.F Informação às 16:51 | link do post
Terça-feira, 04.04.17

Dia Mundial da Juventude - Cartaz

Pastoral Juvenil da Ilha Graciosa volta a organizar "Dia Mundial da Juventude".

pastoral.jpg

 

publicado por TC.F Informação às 10:19 | link do post

Teatro de excelência

Grupo de Teatro "A Semente" sobe ao palco no dia 22 de abril.

cama e mesa.jpeg

 

publicado por TC.F Informação às 10:10 | link do post
grwmeo.png
publicidade.png venda.png
videos recentes.png

Abril 2017

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
18
22
23
29
30

Últimas da TC.F Informação

pesquisar na TC.F Informação

 

Arquivo TC.F Informação