Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

08
Out17

Resultados e Classificações

TC.F Informação

cms-image-000014361.jpg

 

Conheça em que posição estão as equipas da Graciosa.

logo-cpprio-02_0.jpg

 

cpp.png

 

cfa2.png

 

cfa.png

 

08
Out17

Empate em casa

TC.F Informação

guadalupe.jpg

 

Guadalupe termina como começou, 0-0.

O jogo era referente à 6º Jornada do Campeonato de Portugal e no Campo de Jogos de Guadalupe, o Sporting Clube de Guadalupe recebia o Grupo Desportivo de Loures.

O fator casa é sempre importante para o Guadalupe e apesar dos minutos iniciais da partida, a equipa da Graciosa ter apresentado um bom esquema de futebol a verdade é que as equipas foram anulando-se com o tempo.

A primeira parte foi fraca ao nível de oportunidades de jogo e talvez por isso a partida tenha ido para intervalo a 0 golos.

Recomeçava a segunda parte, e com a chuva esperava-se um jogo mais fresco mas não foi isso que se viu no Campo de Jogos de Guadalupe.

A equipa visitante ia subindo no terreno e criando alguns momentos na grande-área do Guadalupe mas nada que a defesa "leonina" não podesse controlar para evitar danos maiores.

O Guadalupe não criava logo não marcava mas, o Loures também não parecia muito disposto a chegar à baliza do Guadalupe.

Era um jogo morno aquele que se ia assistindo no Campo de Jogos de Guadalupe, tão morno que ao som do apito final do árbitro José Rodrigues (Porto), o resultado era nulo.

O Guadalupe está, para já no 14º lugar de 16 existentes e com 4 pontos, mais três que o último classificado.

A competição só volta no dia 22 de outubro, devido aos jogos da Taça de Portugal no próximo fim-de-semana, sendo que o Guadalupe receberá para o Campeonato de Portugal o Coruchense que se encontra por enquanto no 9º lugar da tabela classificativa com mais 3 pontos que a equipa da Graciosa.

jornada 6.png

 

08
Out17

Empate na Terceira

TC.F Informação

resultado_final_maritimo_First_Frame.png

foto: Facebook do Sport Clube Marítimo

Marítimo conquistou empate na Ilha Terceira.

A deslocação do Marítimo na quarta jornada do Campeonato de Futebol dos Açores foi para a ilha Terceira e de lá os graciosenses trouxeram o empate a 1 bola.

No campo do Vilanovense, o Marítimo não entrou bem e no minutos iniciais Vasco Goulart (Vilanovense) inaugurou o marcador.

A primeira parte foi de equilíbrio entre ambas as equipas mas com tendência mais para o Vilarnovense.

Para o intervalo o resultado era ainda desfavorável para a equipa da Graciosa.

Na entrada do segundo tempo, o Marítimo entrou ligeiramente melhor e dispôs de várias oportunidades mas nenhuma delas finalizadas.

Hugo Moniz que, também tem estado em destaque na equipa da Graciosa, através de um potente remate restabelece a igualdade do jogo.

A partida terminaria com o resultado de 1-1.

Já ontem o Rabo de Peixe e o Flamengos arrancaram com a 4ª Jornada e o resultado foi positivo para a equipa da Ilha de São Miguel, 4-0 foi o resultado favorável para o Rabo de Peixe.

Os restantes jogos do Campeonato de Futebol dos Açores começam a partir das 14h00, com o Prainha X Angrense e a partir das 15h00 os jogos Fontinhas X Vale Formoso e São Roque X Micaelense.

No próximo fim-de-semana o Marítimo jogará em casa, recebendo o Desportivo de São Roque. A partida realiza-se no domingo pelas 13h30 no Campo Municipal da Luz.

08
Out17

Desorganização

TC.F Informação

gfc.jpg

 

Equipas locais começam jogos oficiais sem arbitragem.

Já arrancou a época desportiva para as equipas seniores locais da Ilha Graciosa e foi com a Taça da AFAH que, Graciosa Futebol Clube e Grupo Desportivo Luzense se defrontaram no Campo Municipal da Luz para a primeira jornada.

O jogo tem sempre relevância para ambas as cores desportivas mas, o espetáculo desportivo parece ter sido abandonado pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, entidade organizadora.

Na hora e data marcada apareciam as equipas de futebol e os adeptos mas nada de arbitragem.

O caso é regular na época desportiva na Ilha Graciosa mas, parece não ter solução à vista por parte da AFAH.

Foi da bancada que se definiram os árbitros sendo que dos três só um conta com formação de arbitragem e ficou como árbitro assistente.

A situação, caricata, causou mau estar em todos os responsáveis desportivos que vêm nesta falta de organização um "abandono" por parte da organização, perante o futebol graciosense.

Quanto ao jogo em si, o Graciosa Futebol Clube venceu por 4-2.

Os golos da equipa de Santa Cruz foram apontados por Tiago Mendes e Claudio Serra (hat-trick) enquanto que, os golos da equipa da Luz foram apontados por Isidro Lima.

05
Out17

As festas de Verão - C/Vídeos

TC.F Informação

festas da graciosa.png

 

Os vídeos das festas religiosas da Graciosa.

Ao longo dos meses de verão fomos registando em imagem todas as festas religiosas da Ilha Graciosa, incluindo algumas das atividades profanas que foram desenvolvidas.

Neste dossier colocamos, por ordem de mês os vídeos realizados para que possa ver um-a-um, sobretudo quem não conseguiu acompanhar ao longo do verão.

 

Julho

 

Festa do Senhor do Bom Jesus

Festa de Nossa Senhora das Dores

Festa de São Mateus

Festa de Nossa Senhora do Livramento e Santa Quitéria

Festa de Nossa Senhora da Esperança

Festa de Nossa Senhora da Esperança - Eucaristia

 

Agosto

 

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe - Santo Isidro e Eucaristia Solene

 

Santo Cristo

 

Primeiro Dia

Segundo Dia

Terceiro Dia

Quarto Dia

Procissão de Santo Cristo

Quinto Dia

Sexto Dia

 

Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Festa de Santo António da Vitória

 

Setembro

 

Festa de Nossa Senhora da Luz

Bodo das Sete Marias

Festa de São Miguel Arcanjo

Festa da Boa Nova e São Pedro Gonçalves

 

05
Out17

Análise aos resultados

TC.F Informação

PS-e1453896007600.jpg

 

Secretariado do PS da Graciosa reuniu-se.

Leia o comunicado Socialista:

 

O Secretariado do Partido Socialista, reuniu para analisar os resultados eleitorais das eleições autárquicas.

Vencemos com melhores resultados do que em 2013 em Santa Cruz e S. Mateus e descemos ligeiramente na Freguesia da Luz.

A vitória nestas Juntas é o justo reconhecimento pelo trabalho do Paulo Jorge Cunha, do Manuel José Ramos e do George Ortins, que, com a ajuda dos que os acompanharam neste mandato, conseguiram mudar as nossas Freguesias e estar perto das pessoas quando elas mais precisaram.

Lamentamos o facto de não termos vencido na Freguesia Guadalupe, até porque achamos que a Luzia Cordeiro era a pessoa mais bem preparada e tinha o melhor projeto para mudar aquela comunidade. No entanto, respeitamos as escolhas do povo, como é nosso dever, e endereçamos os nossos parabéns ao Marco Nuno Silva pela sua reeleição.

Para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal, o Partido Socialista baixou o seu score eleitoral, mas garantiu a vitória que permitirá executar um novo mandato com maioria num e noutro órgão.

O Secretariado do Partido Socialista – Graciosa agradece às mulheres e homens Graciosenses que se dispuseram a defender o nosso projeto. Sem eles, não teria sido possível alcançarmos esta vitória.

No entanto, o Partido Socialista – Graciosa vem por esta via demonstrar o seu descontentamento pelo modo como o PSD – Graciosa conduziu esta campanha autárquica e condena o comportamento deste partido no próprio dia das eleições em que usou métodos intimidatórios inaceitáveis nos dias de hoje.

Deste partido político, depois de se renovar, no dizer do próprio cabeça de lista, esperava-se uma outra postura, mais construtiva e inovadora, mas, tal como o velho PSD, foi buscar a guarda pretoriana e fez da calúnia o seu mote de campanha e recuperou velhos métodos que, no passado recente, acabaram por levar o PSD – Graciosa à desgraça em que está.

Utilizar a mentira no porta-a-porta, momento que devia ser aproveitado para apresentar propostas e argumentos que as sustentem, é uma forma indecorosa de descredibilizar a política e os políticos.

Utilizar a mentira e propagá-la em surdina nos locais de trabalho e noutros locais públicos, como se fosse uma verdade absoluta, é um ato só ao alcance dos cobardes.

O Partido Socialista rejeita estes métodos hediondos e vem por este meio defender inequivocamente todos os seus candidatos que foram alvos destes ataques inqualificáveis.

A maioria dos Graciosenses não se deixou intimidar e, melhor do que ninguém, soube dar a resposta no passado domingo, dia 1 de outubro.

 

fonte: PS-Graciosa

05
Out17

Turismo positivo

TC.F Informação

GPPS no Moinho de Pedra 4 out2.jpg

 

Os deputados do Partido Socialista dos Açores na ilha Graciosa estão a reunir com diversos parceiros do setor do turismo, no âmbito do Roteiro que está a ser promovido pelo Grupo Parlamentar em todo o Arquipélago. “Vamos ouvir e debater, com proprietários de alojamentos turísticos e com operadores de animação turística, o balanço deste ano e fazer o levantamento das prioridades para o futuro”, afirmou José Ávila. O Vice-Presidente socialista falava à saída do encontro no Centro de Visitantes da Furna do Enxofre.
“A Hotelaria Tradicional registou um aumento ligeiro, tendo tido uma subida consideravelmente maior nos alojamentos de Espaço Rural - que registou um aumento de quase 80%”, realçou o deputado, sublinhando a aposta que tem sido feita na Graciosa também em termos de alojamento local, nomeadamente com a recuperação de antigos moinhos, valorizando desta forma o património cultural da ilha.
“Os números também são animadores no caso do transporte aéreo e no transporte marítimo, mas o importante nesta fase, é identificar os desafios que se colocam aos empresários do setor e à afirmação da Graciosa enquanto destino de natureza”, adiantou o deputado do PS, Manuel José Ramos.
Ricardo Ramalho adiantou, ainda, algumas das matérias abordadas nos encontros: “É muito importante ouvir os nossos parceiros sobre a sustentabilidade do Turismo e a preservação dos espaços, sobre a qualificação dos profissionais e das ofertas, sobre a criação de postos de trabalho, entre outros aspetos”
Até dia 14 os deputados do Grupo Parlamentar do PS Açores promovem 75 reuniões e visitas, em todas as ilhas do Arquipélago, para analisar o setor.

 

fonte: PS-Açores

04
Out17

Recolha normal

TC.F Informação

veco3.png

 

A Câmara Municipal informa que, embora amanhã dia 5 de outubro, seja feriado,  não serão efetuadas alterações, na recolha de resíduos sólidos urbanos.

03
Out17

SOS Cagarro 2017

TC.F Informação

DSC_0296.JPG

 

A Campanha SOS Cagarro 2017 já arrancou em todas as ilhas do arquipélago dos Açores, numa iniciativa que se realiza desde 1995 e que visa a conservação destas aves marinhas emblemáticas, assim como a promoção da participação pública em eventos de sensibilização e educação ambiental.

Durante os meses de outubro e novembro, os cagarros juvenis começam a abandonar os ninhos e, ao serem atraídos pelas luzes artificiais fortes, ficam desorientados, podendo cair em locais de risco de atropelamento.

Por essa razão, neste período do ano, dezenas de brigadas percorrem as estradas dos Açores resgatando cagarros caídos que são posteriormente libertados durante o dia junto ao mar, depois de anilhados, onde iniciam a sua primeira grande migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.

A BirdLife International refere que os Açores acolhem todos os anos cerca de 200 mil casais de cagarros (Calonectris borealis), que usam as ilhas do arquipélago, entre abril e outubro, para se reproduzirem.

Os cagarros começam a reproduzir-se, em média, com oito ou nove anos de idade e têm uma postura de apenas um ovo por ano, sem possibilidade de efetuar postura de substituição no caso de fracasso da incubação ou durante o período de alimentação da cria.

Este ano será dada continuidade à metodologia das brigadas científicas SOS Cagarro adotada no ano passado com o objetivo de recolher informação com relevância científica.

Pretende-se ainda que o SOS Cagarro se assuma também como uma atividade participativa de ecoturismo, através de ações inclusivas de conservação ambiental.

Nesse sentido, os agentes turísticos da Região estão a ser sensibilizados para divulgarem esta iniciativa, permitindo assim que os turistas possam participar ativamente na campanha e contribuir para a proteção desta ave marinha.

O SOS Cagarro é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, operacionalizada pela Azorina e pelos Parques Naturais de Ilha, contando com o apoio e a parceria de dezenas de entidades e instituições.
GaCS/GM