Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

14
Ago17

O quarto dia de Santo Cristo - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00585.JPG

Vila de Santa Cruz contou com uma das maiores demonstrações de fé.

Foram milhares os que estiveram em Santa Cruz da Graciosa para honrar Santo Cristo, naquele que é o seu dia.

Antes da procissão, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa decidiu homenagear os homens e mulheres da Força Aérea Portuguesa. Presente esteve o Comandante da Zona Aérea dos Açores, o General Eduardo Faria.

Para o responsável pela divisão dos Açores, este é uma homenagem muito sentida por todos os elementos tendo em conta os tempos que correm nomeadamente, com a falta de recursos humanos e materiais que a Força Aérea enfrenta em especial nos Açores, contudo a missão da Força Aérea será para continuar.

Quanto às noticias de uma possível redução de efetivo militar nos Açores, o General referiu que não está planeada nenhuma redução.

Manuel Avelar, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa entende que esta é uma bonita homenagem aquela que a Graciosa presta a todos aqueles que têm apoiado a ilha nos momentos mais complicados.

A autarquia ofereceu uma salva de prata aos elementos destacados nos Açores e medalhas a alguns dos jovens que nasceram a bordo dos Puma e Merlin.

Um a um, foram subindo ao palco os graciosenses que nasceram a bordo dos aparelhos da Força Aérea Portuguesa, recebendo uma medalha da Câmara Municipal.

Após a cerimónia de homenagem, realizou-se o desfile de Filarmónicas e em seguida a Procissão de Santo Cristo que contou com um número impressionante de participantes.

A procissão está já disponível, por completo, nas nossas plataformas habituais.

Após a procissão, a Praça Fontes Pereira de Melo contou com as atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe, Filarmónica Recreio dos Artistas e Quintet Bossa.

Na Pesqueira, o palco do Festival Ilha Branca contou com a atuação do cantor João Pedro Pais que no ano passado ainda esteve na Ilha Graciosa mas, devido às condições atmosféricas, adiou o concerto para este ano de 2017.

Há segunda foi de vez e para João Pedro Pais valeu a pena esperar.

Cada ilha em que atuou tem uma característica especial e a da Graciosa é de ser uma terra calma.

Quanto ao futuro, está previsto o lançamento a 3 de novembro de um best-of, com dois inéditos, juntando assim o álbum às comemorações dos 20 anos após o lançamento do primeiro disco.

Após João Pedro Pais, foi a vez do DJ "Gaspar", subir ao palco.

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD

 

 

14
Ago17

Fé inabalável - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00590.JPG

Milhares participaram na Procissão de Santo Cristo.

Foi uma das presenças sem precedentes, de pessoas a participar na Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres e muitos ainda ficaram pela Praça Fontes Pereira de Melo.

Os graciosenses dirigiram-se até à Vila de Santa Cruz da Graciosa e a eles juntaram-se os graciosenses emigrados, todos juntos fizeram da Procissão do Senhor Santo Cristo um ato genuíno de fé.

Para além do "corpo" da procissão, o evento contou ainda com a habitual participação das instituições da Graciosa, autoridades locais e das quatro filarmónicas da Ilha Graciosa.

Junto ao Lar de Santo Cristo, a imagem voltou a parar e por uns minutos os utentes daquela instituição ficaram de frente para a imagem do Senhor Santo Cristo.

No final as filarmónicas realizaram a sua habitual despedida à imagem.

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD

 

13
Ago17

O terceiro dia de Santo Cristo - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00559.JPG

 

Terceiro dia ficou marcado pelo arranque da Feira Taurina.

O sábado da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Ilha Graciosa, contou com diversas atividades. Pelo início da tarde o Basalto Spa promovia, na Praça Fontes Pereira de Melo, em colaboração com a Professora Rita Ávila, a atividade física de BaseJump.

A iniciativa juntou diversas mulheres graciosenses e crianças também.

Pelas 15h30 a Filarmónica Recreio dos Artistas dava o "tom" musical para o arranque das festividades religiosas. A banda da Vila de Santa Cruz, desfilou entre a sua sede e a Igreja da Misericórdia, seguidamente realizou-se a habitual trasladação da imagem do Senhor Santo Cristo para a Igreja Matriz.

Eram 18h00 quando a Feira Taurina tinha o seu arranque na Praça de Toiros do Monte de Nossa Senhora D'Ajuda. O recinto encheu e ao longo da restante tarde, toda a aficion pode observar lides de excelência praticadas por todos os cavaleiros mas com principal destaque para os irmãos Pamplona.

Já está disponível nas nossas plataformas habituais, o programa do primeiro dia da Feira Taurina, completo, também com as entrevistas aos cavaleiros e organização.

Pela noite a Praça Fontes Pereira de Melo enchia-se de pessoas, desdobrando-se nas diversas atividades que existem. Muitos aproveitaram para saborear os pratos das tasca/restaurante existentes, enquanto que as crianças deliciavam-se com os pula-pula.

Nos dois palcos existentes, atuaram a Sociedade Filarmónica União Praiense e os "Onda Jovem".

Após os concertos na Praça, foi a fez das Marchas de São João desfilarem. Da Ilha de São Jorge veio a Marcha da Calheta e da Graciosa, a Marcha do Centro Paroquial de Nossa Senhora da Luz.

Na Pesqueira o Festival Ilha Branca voltou a estar em força e os festivaleiros querem mesmo é divertir-se como alguns contaram à nossa reportagem, sugerindo já alguns nomes para a próxima edição.

Pó de Palco, Karetus e André Veiga foram os nomes que subiram ao palco maior das Festas.

Os Pó de Palco contam com a amizade que os une para chegar ao público, cativando todos com músicas conhecidas por todos.

Os Karetus, foram uma exigência dos jovens graciosenses, chegando alguns a criar movimentos no Facebook para que a organização convidasse o grupo, como foi o caso de duas graciosenses Ana Branco e Adriana Luz, algo que parece ter sido, também, levado em conta pelos organizadores.

O grupo demonstrou-se extremamente satisfeito pela atuação e pelo público e para o futuro existe já a certeza da publicação de um álbum.

A noite terminaria com o Dj André Veiga Jr. O jovem graciosense demonstrou ter muita apetência para a mesa de mistura de música e assim conseguiu animar os presentes.

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD

 

 

 

13
Ago17

Tarde Pamplona - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00572.JPG

 

Feira Taurina arranca com excelentes lides.

Tiago e João Pamplona e ainda João Moura Jr. foram os cavaleiros de "serviço" no arranque de mais uma edição da Feira Taurina da Ilha Graciosa.

Os toiros da ganadaria do Eng Luis Sousa, adquiridos por Valentim Santos, os grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Ramo Grande e Alter do Chão, ainda a Filarmónica Recreio dos Artistas e uma praça cheia, foram os ingredientes para o sucesso do primeiro dia da Feira Taurina da Ilha Graciosa na Praça de Toiros do Monte de Nossa Senhora D'Ajuda.

O tempo foi propício às fantásticas lides demonstradas, sendo que o destaque vai para os irmãos Pamplona que viram nos toiros que lhes coube em sorte, os "perfeitos" aliados para grandes lides dentro da arena.

João Moura Jr ficou com um primeiro toiro muito complicado de lidar, mas na segunda volta conseguiu levar todos os presentes à "euforia" com a lide demonstrada.

Nas pegas, apesar de algumas menos bem conseguidas, todos os elementos demontraram uma grande frieza perante o toiro.

O saldo, no primeiro dia, é positivo seja para os intervenientes, seja para a organização.

Fique com toda a corrida do primeiro dia!

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD

 

12
Ago17

O segundo dia de Santo Cristo - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00554.JPG

 

Festas de Santo Cristo prosseguem com Festival Ilha Branca.

O segundo dia de Santo Cristo é sinónimo de segundo dia de festa. Neste dia também arrancou o Festival Ilha Branca na Pesqueira mas, pela tarde a festa era feita na rua do Corpo Santo com a Tourada à corda com 4 toiros da Ganadaria de Manuel Silva.

Pelo início da noite era apresentado o livro "O Piano na Graciosa: práticas musicais durante a I República", da autoria de Fábio Mendes.

Na Praça Fontes Pereira de Melo subiam ao dois palcos, ali instalados, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Praia e a Filarmónica União e Progresso Guadalupense.

O recinto do Festival Ilha Branca passa a acolher grandes nomes nacionais este ano, sendo que no primeiro dia Áurea foi a artista convidada.

Para os elementos que montaram negócio no local, as expectativas são positivas e diversão não irá faltar nos seus estabelecimentos.

Para os participantes, Áurea e Karetus são os concertos que fazem questão de ver.

A organização apostou num cartaz diversificado para que todos se sintam satisfeitos, apostando em nomes consagrados e também em DJ's de referência.

O espaço do Festival, segundo Paulo Cunha, garante mais segurança e comodidade a todos os que participam, quanto aos próximos dias a organização espera que todos se divirtam e que respeitem o local.

Áurea, subiu ao palco do Festival Ilha Branca com muitos festivaleiros a assistir, para a artista continental a sua tour está a decorrer de forma positiva, alternando também com as gravações do programa "The Voice Portugal".

Quanto ao concerto na Graciosa, a jovem cantora confessou ter-se divertido no palco e com o público, sendo que considera os Açores umas ilhas muito especiais e por isso aproveitará o último dia para conhecer um pouco da Ilha Graciosa.

O segundo dia terminava com a atuação do DJ "Rafman".

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD

 

 

 

11
Ago17

O primeiro dia de Santo Cristo - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00551.JPG

 

Festas de Santo Cristo já começaram.

No primeiro dia quem já estava pela Ilha Graciosa pôde acompanhar a abertura da exposição "Nosso Mar, nossa Ilha: Pensar a nossa ilha (também debaixo de água)", com a apresentação pública dos resultados das ações promovidas, com entrega de um prémio à melhor reportagem apresentada, sobre o tema da exposição. Esta iniciativa foi promovida pela a Associação dos Pescadores Graciosenses e contou com a participação do Diretor Regional das Pescas, tendo decorrido no Multiusos da Ilha Graciosa.

A escassos metros daquele local, na Biblioteca Municipal Fernando Melo exponha os seus trabalhos de pintura, tendo como tema a Ilha Graciosa. À mesma hora e no mesmo espaço, Olga Giraldes apresentava a sua mais recente obra, "Na vertical onde me escondo".

A graciosense de criação e picarota de nascimento, apresentou o livro de poemas que teve como principal inspiração o mar dos Açores.

A Graciosa é uma ilha especial para a autora, por ter sido também a sua "casa".

Manuel Avelar, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, enalteceu a iniciativa da autora Olga Giraldes em apresentar a sua obra nas Festas de Santo Cristo, sendo objetivo da autarquia também promover a língua Portuguesa.

Quanto às Festas de Santo Cristo, Manuel Avelar vê com bons olhos o facto de não existirem mais lugares nos transportes marítimos e aéreos mesmo, depois de ter existido reforço.

Aos que participam nas atividades propostas, o autarca espera que todos se divirtam.

Quem também iniciou a sua presença nas festas foi o artesanato da Ilha Graciosa. As barracas estão expostas em frente à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, desde bordados, às colchas, passando pelos abafadores aos candeeiros, poderá encontrar de tudo um pouco.

Os anos da crise trouxeram menos procura mas, não demoveu os participantes.

Também algumas tascas de comes e bebes já abriram aos visitantes.

A noite terminava com a atuação da Sociedade Filarmónica União Ribeirense que por estes dias está pela Ilha Graciosa e a seguir a atuação do conjunto "Com-Cordas".

 

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD

 

10
Ago17

Recolha igual

TC.F Informação

veco2.png

 

A Recolha dos Resíduos no decorrer das festas mantém-se igual.

A Câmara Municipal informa que, nos feriados do dia 14 e 15 de agosto 2017 não serão efetuadas alterações, na recolha de resíduos sólidos urbanos.

10
Ago17

O Programa das Festas

TC.F Informação

Recorde todo o programa das Festas de Santo Cristo.

programa1.png

 

programa2.png

 

programa3.png

programa4.png

 

programa5.png

 

programa6.png

feirataurina.png

 

festival.png

 

 

10
Ago17

Guadalupe defronta Canaviais para a Taça

TC.F Informação

LOGO.JPG

 

Equipa da Ilha Graciosa jogará em Évora no dia 03 de setembro.

O Sporting Clube de Guadalupe já sabe quem irá encontrar para a Taça de Portugal. O Grupo Desportivo dos Canaviais (Évora), é o adversário da equipa da Ilha Graciosa que receberá os "verdes e brancos" em sua casa para a partida que contará para a Taça de Portugal 2017/2018.

O sorteio foi realizado ontem, na Cidade do Futebol e na Série G encontrava-se os "leões" graciosenses, em conjunto com outras equipas açorianas.

No total a Taça de Portugal terá 153 participantes, sendo que 70 clubes advêm do Campeonato de Portugal e 41 dos Campeonatos Distritais, bem como os vencedores da Taças de Distrito e os segundos classificados dos Campeonato de Distrito, convidados.

Os clubes que participam na Ledman Liga Pro, só participam na segunda ronda enquanto que os clubes da Liga NOS, participam a partir da terceira jornada.

Nesta fase, conta cada jogo per si.

 

Série G, 1ª eliminatória:

 

CD Rabo Peixe (distrital) - SC Ideal
SC Praiense - FC Vale Formoso (Ponta Delgada) (distrital)
UD Alta Lisboa (distrital) - FC Flamengos (distrital)
Charneca Caparica FC (distrital) - Clube Operário
Desportivo Casa Pia AC - CD Pinhalnovense
Vitória FC (Horta) (distrital) - Amora FC (distrital)
CO Montijo - SC Lusitânia
GD Recreativo Canaviais (distrital) - SC Guadalupe

09
Ago17

Últimos retoques - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00543.JPG

 

Azáfama em Santa Cruz antes das Festas de Santo Cristo.

Quem por estes dias percorrer o centro de Santa Cruz notará, com certeza, a azáfama que existe nos últimos preparativos para o arranque das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

As festas maiores da Ilha Graciosa decorrem entre os dias 10 e 16 de agosto, com diversas atividades.

Este ano a autarquia graciosense aumentou os motivos de iluminação nas principais rua da Vila mas, as novidades não ficam por aqui, este ano haverá mais um palco na Praça Fontes Pereira de Melo.

Conceição Cordeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, referiu à nossa reportagem que está tudo pronto para o arranque das festas quer no Festival Ilha Branca, Feira Taurina e Festa Religiosa, notando-se ainda um crescimento de pedidos para a exploração de barraquinhas, nomeadamente no artesanato.

Este ano a AtlânticoLine tem praticamente lotação esgotada na deslocação de passageiros pela via-marítima e a SATA, após pedido da autarquia, disponibilizou mais um voo para a Ilha Graciosa e mudou dos Dash 200 para os Dash Q400.

A autarquia espera que todos os que estiverem pela Ilha Graciosa, se divirtam e aproveitem ao máximo as atividades que lhes são proporcionadas.

Sérgio Mendonça, Pároco de Santa Cruz, também referiu-nos que para a semana de Santo Cristo a Igreja já se encontra preparada para receber as centenas de fiéis, seja no triduo preparatório que começa a 9 de agosto, seja nas atividades já inseridas no fim-de-semana de Santo Cristo.

A mensagem para este ano será de esperança.

A Ilha Graciosa, prepara-se assim para mais uma grande semana de festa.

grwmeo.png

Opte sempre por ver em HD