Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

08
Jan18

Arranque positivo

TC.F Informação

luzense.jpg

 

Luzense vence em casa.

Este fim-de-semana realizou-se a primeira jornada da Taça Ilha Graciosa, com um jogo entre o Grupo Desportivo Luzense e Graciosa Futebol Clube.

O primeiro jogo foi sorridente para o Luzense, vencendo por 3-2.

Os golos do Luzense foram apontados por Filipe Picanço, Nelson Melo e George Ortins, já do lado do Graciosa os golos foram apontados por André Arruda e Duarte Silva.

08
Jan18

Curva ascendente

TC.F Informação

scmsede.jpg

 

 

Sport Clube Marítimo sofre em casa mas, vence.

O Marítimo arrancou o ano com um vitória frente ao Prainha da Ilha do Pico. O jogo adivinhava-se difícil e assim foi ao longo dos 90 minutos.

Após a época de natal, Jimmy Cunha recebeu mais uma oferta por parte da direção do Marítimo, um novo atleta mais concretamente Diogo Fraga que abandonou o Guadalupe.

Aos 2', Jackson do Prainha colocou a sua equipa à frente do marcador e até aos 30 minutos de jogo, só dava mesmo a equipa do Pico.

No segundo tempo, Ludovico do Prainha viu o segundo amarelo e foi expulso.

Aos 64' o Marítimo recebeu com regozijo o regresso do capitão Rui Marques que após uma paragem devido a lesão chegou, viu e marcou, restabelecendo o empate.

A festa do Marítimo demorou pouco porque 10 minutos mais tarde Gérson faz o 2-1 para o Prainha.

Aos 77', Amaral que já andava a ameaçar, faz novamente o empate para o Marítimo.

Mas foi aos 89' que a bancada do Marítimo voltava a sorrir, novamente com o golo de Rui Marques que regressou assim em grande e a comprovar que após a sua lesão no jogo frente ao São Roque, na Ilha Graciosa, a sua ausência notou-se muito em todos os jogos.

O Marítimo subiu ao segundo lugar, com 27 pontos a menos 7 pontos que o líder Angrense que venceu o Vale Formoso em casa.

No próximo fim-de-semana o Marítimo desloca-se a casa do Fontinhas na Ilha Terceira, equipa que partilha o segundo lugar com os graciosenses, isto na ante-penúltima jornada do Campeonato de Futebol dos Açores.

As próximas três jornadas são decisivas para a equipa da Graciosa, nomeadamente para as suas aspirações de manutenção.

maritimo1.png

 

maritimo2.png

 

07
Jan18

Guadalupe começa mal o ano

TC.F Informação

guadalupe.jpg

 

Sporting Clube de Guadalupe perdeu em casa.

A primeira volta do Campeonato de Portugal - Série D, fechou na Ilha Graciosa com o Guadalupe a receber o Caldas.

Os graciosenses não estão a conseguir alcançar os melhores resultados e com a entrada do novo ano, a história mantém-se.

Apesar da derrota, a equipa da Ilha Graciosa conseguiu impor muito da sua qualidade de jogo mas, foi o golo de João Rodrigues aos 42 minutos da primeira parte que fez a diferença pontual.

A partida terminaria com a vitória da equipa continental e a equipa da Graciosa somou a 10ª derrota de quinze jogos realizados.

Neste momento o Sporting Clube de Guadalupe está em último lugar (16º), com 9 pontos.

No próximo fim-de-semana receberá o 1º de Dezembro, em casa.

guadalupe1.png

 

guadalupe2.png

 

06
Jan18

Mestre Simão encalhado

TC.F Informação

lino3.jpg

 

O navio "Mestre Simão", que fazia a ligação entre Faial e Pico, nos Açores, encalhou junto ao porto da Vila, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Madalena, referindo que os passageiros estão a ser retirados

"Neste momento o Mestre Simão está encalhado, os passageiros estão a chegar aqui ao cais, vamos aguardar que os passageiros cheguem todos aqui", adiantou José António Soares, referindo que para já não há conhecimento da existência de feridos.

lino1.jpg

 

José António Soares admitiu, no entanto, que "as pessoas estão a sentir-se muito mal" dado o sucedido e que no local "já se encontram ambulâncias" para prestar socorro aos cerca de "30 ou 40 passageiros" que foram entretanto retirados da embarcação.

O "Mestre Simão" fazia a ligação entre a cidade da Horta, na ilha do Faial e a Madalena, na ilha do Pico, sendo que até ao momento desconhece-se o motivo para ter encalhado.

lino2.jpg

 

fonte: Açoriano Oriental

05
Jan18

Caminho da Igreja encerrado

TC.F Informação

1-966x375.jpg

 

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que no âmbito da obra de remodelação de águas - Grotas II, será encerada ao transito a estrada regional nº 3( Caminho da Igreja), entre o Café Leão e o Caminho do Poço Velho, entre o dia 8 e o dia 19 de janeiro de 2018.
Alerta-se que quem vier para Santa Cruz descendo a estrada do Pontal deve virar à esquerda no sentido do caminho das courelas e seguir pelo caminho do meio até Santa Cruz.

fonte: CMSCG

05
Jan18

Agitação marítima

TC.F Informação

mar-1.jpg

 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma corrente moderada de norte/noroeste deverá provocar um aumento da agitação marítima nas ilhas dos grupos Central e Oriental.

 

Nestas condições, emite-se:

 

Grupo Central

 

Aviso AMARELO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA

No período entre as 00H00 e as 06H00 de sábado, 6 de janeiro.

Ondas de noroeste.

 

Grupo Oriental

 

Aviso AMARELO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA

No período entre as 06H00 e as 18H00 de sábado, 6 de janeiro.

Ondas de noroeste.

 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que, entre outras, sejam tomadas as seguintes medidas de autoproteção:

Reforce as amarrações da sua embarcação ou mude-a para local seguro;

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas. Afaste-se de áreas baixas junto à costa;

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.

Estar atento às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

GaCS/SRPCBA

04
Jan18

Um carnaval específico

TC.F Informação

JAvila_4.01.2017[3527].jpg

 

“O Carnaval da Graciosa é uma tradição que tem de ser preservada e apoiada, mas será sempre aquilo que os clubes quiserem”, afirmou o deputado socialista José Ávila. As declarações foram proferidas esta quinta-feira, após a audição do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, em Angra do Heroísmo, que foi ouvido por deputados das Comissões Parlamentares de Assuntos Sociais, Política Geral e Economia.
Conforme fez questão de recordar José Ávila, “os graciosenses reconhecem que o Governo dos Açores tem vindo a reforçar as ligações aéreas de e para a Graciosa, principalmente nos últimos 2 anos, com 12 rotações no Inverno e 14 no Verão IATA”. Aliás, como realça o deputado socialista, “quando por vezes existem constrangimentos extraordinários nas acessibilidades, são aplicadas medidas também extraordinárias, sobretudo em períodos de grande procura, como é o caso do início e fim das férias escolares, do Carnaval, do Rali ou das Festas de Santo Cristo, as maiores da ilha”.
“Para se ter uma ideia, e no que às acessibilidades diz respeito, entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março de 2017, período que coincidiu com o Carnaval do ano passado, foram realizados 13 voos de e para a Graciosa, que representou 1564 lugares oferecidos e a taxa de ocupação foi de 52% no segmento Terceira / Graciosa e 51% no sentido inverso, pelo que não é correto dizer-se que não há oferta suficiente”, acrescentou o parlamentar graciosense.
José Ávila defende que “o Governo dos Açores tem lançado diversas campanhas de promoção do destino ‘Graciosa’, através de vários operadores e, conforme foi anunciado esta quinta-feira, conta lançar a promoção do Carnaval na Graciosa e também na Terceira e em São Miguel, ilhas em que esta manifestação tem maior expressão”.
José Ávila esclareceu ainda que o Carnaval da Graciosa “é dos clubes e é feito pelos clubes com apoios da Câmara Municipal e destina-se aos seus sócios e convidados, com exceção do desfile de Domingo no Pavilhão Municipal, que é aberto a toda a população e onde se concentram todas as fantasias da ilha, pelo que não é aceitável alterar-se esta manifestação sem a sua participação direta”.

 

fonte: PS-Açores

03
Jan18

Estrada cortada

TC.F Informação

1600.png

 

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa que no âmbito da obra de remodelação de águas - Grotas II, será encerada ao transito  a estrada regional nº 5, entre a escola do Bom Jesus e o Caminho do Barroso nos dia 4 e 5 de janeiro de 2018.

fonte: CMSCG

02
Jan18

Ano de cinema

TC.F Informação

Janeiro com bons filmes no CCG.

received_1787318178005871.png

 

01
Jan18

105 anos - C/Vídeo

TC.F Informação

livroFRAconvitefoto[3429].jpg

 

Filarmónica Recreio dos Artistas celebrou 105 anos.

É uma das instituições mais antigas da Ilha Graciosa no ativo. A Filarmónica Recreio dos Artistas foi fundada a 1 de janeiro de 1913 e hoje completou os seus 105 anos de existência.

O dia foi especial na Rua Filarmónica Recreio dos Artistas, local onde fica a sede da instituição de Santa Cruz da Graciosa. Para além do concerto da banda filarmónica, o momento alto foi o da apresentação em livro da história desta coletividade, livro da autoria de Jorge Cunha.

A nossa reportagem esteve uns dias antes na sede para gravar várias peças que resultavam de uma semana de workshop da banda e aproveitamos para questionar José Bettencourt, presidente da instituição, sobre o futuro da organização e também a Vânia Bettencourt sobre o futuro da banda.

grwmeo.png