Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

13
Nov17

Patrícia Teixeira continua como Presidente

TC.F Informação

patriciateixeira.jpg

 

Jovem luzense continuará à frente dos destinos da FUPL.

A decisão de continuidade da Presidente da Filarmónica União Popular Luzense foi tomada esta semana, sendo que anteriormente a decisão era para deixar a presidência.

Ontem pelas 20h00 os sócios da Filarmónica União Popular Luzense foram novamente chamados para eleger os novos órgãos sociais daquela instituição.

Os órgãos sociais da Filarmónica União Popular Luzense são essencialmente compostos por sócios executantes (músicos) da sua banda filarmónica.

Segundo a nota de imprensa enviado por aquela Filarmónicas "Os sócios decidiram pela continuidade do bom trabalho desenvolvido na passada temporada musical pela Direção liderada pela clarinetista da banda Patrícia Teixeira".

Esta foi a única lista apresentada em Assembleia Geral Extraordinária, no passado dia 12 de novembro de 2017, já passavam das 20 horas (hora local), no salão nobre da sede social da Filarmónica União Popular Luzense, tendo sido inequívoca a manifestação de vontade da grande maioria dos sócios presentes, através de voto secreto, com 29 votantes, sendo que votaram a favor 26 associados, com 2 votos em branco e um voto nulo.

 

Assembleia Geral
Presidente: George Ortins Lobão
Vice-Presidente: Orlando Miguel Alves Santos
1.º Secretário: Bruno Mendonça Santos


Direção
Presidente: Patrícia Teixeira
Vice-Presidente: Manuel Osvaldo Ramos
Tesoureiro: Rodrigo Cunha
1.º Secretário: Francisco Luz
2.º Secretário: Emanuel Aguiar Silva
Vogal: Manuel Leonardo Silva
Vogal: Nuno Filipe
Vogal: Ramiro Teixeira
Vogal: António Francisco Medina
Vogal: Paulo Cunha


Conselho Fiscal
Presidente: Tiago Alves Santos
1.º Secretário: João Mendonça Santos
2.º Secretário: Nuno César Alves Santos

13
Nov17

Concerto Coral - C/Vídeo

TC.F Informação

DSC00649.JPG

 

Coro da Matriz e de Torres Vedras atuaram no CCG.

Ontem foi dia de música no Centro Cultural da Ilha Graciosa, tendo participado no evento promovido pela DRC, Museu da Graciosa, Câmara Municipal da Graciosa e Câmara Municipal de Torres Vedras, os grupos corais da Matriz de Santa Cruz da Graciosa e o Grupo Coral Cant'Arte de Torres Vedras.

O Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, em 2015 realizou uma viagem até Torres Vedras e desde aí ficou a promessa da vinda do Coro daquela zona do País. Passados 2 anos a promessa cumpriu-se.

Numa noite fria no exterior, o interior do CCG aquecia com as belas vozes de ambos os Coros.

Enquanto que o Coro da Matriz abria o espetáculo com 3 músicas, o Cant'Arte apresentava uma dinâmica diferente, entoando alguns cânticos conhecidos por todo o mundo mas sempre com base numa história.

Fique com todo o concerto.

grwmeo.png

 

13
Nov17

Aviso Amarelo

TC.F Informação

alertaamarelo.png

 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma depressão, localizada a sul dos Açores e com deslocamento para nordeste, deverá provocar um agravamento do estado do tempo no arquipélago.

Assim, emite-se:

Grupo Ocidental

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 18H00 de hoje e as 15H00 de terça-feira, 14 de novembro.
Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Aviso AMARELO referente a:
TROVOADA
No período entre as 18H00 de hoje e as 15H00 de terça-feira, 14 de novembro.

Grupo Central

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 18H00 de hoje e as 21H00 de terça-feira, 14 de novembro.
Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Aviso AMARELO referente a:
TROVOADA
No período entre as 18H00 de hoje e as 21H00 de terça-feira, 14 de novembro.

Grupo Oriental

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 21H00 de hoje e as 21H00 de terça-feira, 14 de novembro.
Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Aviso AMARELO referente a:
TROVOADA
No período entre as 21H00 de hoje e as 21H00 de terça-feira, 14 de novembro.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as seguintes medidas de autoproteção:
Mantenha limpos os seus sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência, alerte as autoridades competentes;
Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água;
Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros;
Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
GaCS/SRPCBA

13
Nov17

Derrotas graciosenses

TC.F Informação

Futebol1.png

 

Guadalupe e Marítimo perdem nos seus jogos.

O Guadalupe foi até ao Continente para defrontar o forte Fátima. A equipa da Graciosa até entrou melhor e ainda ganhou um penalty a seu favor, convertido por André Fontes (2ª parte) mas, o Fátima foi subindo e controlando o jogo.

O Guadalupe na partida ainda ficou, novamente, sem o treinador principal após expulsão.

Até ao intervalo o jogo era equilibrado mas era o Fátima que tinha a dianteira do marcador e o Guadalupe seguia na partida sem treinador.

Ao chegar ao segundo tempo, a equipa da Graciosa como é regular entrou mais forte e pronta a reduzir a vantagem.

Aos 48 minutos era assinalado uma grande penalidade a favor dos "verdes e brancos" e André Fontes chamado a bater introduziu o hesférico na baliza.

Porque se num lado se consegue marcar no outro também não é muito difícil de acontecer, estava feito o 2-1 a favor do Fátima, poucos minutos depois.

O Guadalupe arriscava novamente o empate mas num movimento de contra-ataque do Fátima a vantagem era aumentada e fazia-se o 3-1.

Terminava o jogo com a vitória do Fátima e mais uma derrota do Guadalupe.

O Sporting Clube de Guadalupe volta a cair na tabela e ocupa o último lugar da classificação com 7 pontos, menos dois que o 15º classificado o Lusitânia.

No próximo fim-de-semana o Guadalupe recebe o Eléctrico.

scg.png

 

seried.png

 

 

logoSCM.jpg

 

Na Graciosa o Sport Clube Marítimo só tinha uma obrigação, pontuar.

Os graciosenses receberam, no passado domingo o líder Angrense e no primeiro tempo foi a equipa da Graciosa que mais demonstrou vontade de conquistar pontos.

Aos 17' minutos de jogo foi Ivanildo Reis que persistiu no corredor central forte do Angrense e tomou a dianteira do marcador do jogo.

A partir daí os graciosenses tentavam controlar o resultado, demasiado cedo e o Angrense aproveitou os momentos de mais desatenção do Marítimo e aos 32' Pedrinho restabelece o resultado.

Iam as equipas para o intervalo com um empate.

Regressadas do intervalo, não existiam alterações nas equipas e o Angrense entraria melhor.

Ainda antes dos 60' minutos de jogo Flávio Silva faria a sua estreia no Marítimo.

O Angrense ia subindo e o Marítimo recaía para a sua grande área.

Aos 75' minutos o Angrense voltava a marcar através de Ruben Miranda, golo que procedeu de um fora de jogo dos terceirense, aqui esteve mal Duarte Travassos árbitro da partida que em não utilizou a sua autoridade de campo para assinalar o fora-de-jogo que o seu colega não assinalou. Estava feito o 2-1.

Nos instantes finais da partida ainda surgiu alguma confusão no campo, sobretudo com atiçamentos vindo do comando técnico do Angrense, levando ao descontrolo de atletas de ambas as equipas, bem esteve Duarte Travassos em não assinalar nenhuma disciplina aos atletas mas mal ao não se ter insurgido contra alguns elementos do banco.

Terminava a partida com a vitória do Angrense sobre o Marítimo.

O Marítimo está em risco de descida, estando neste momento em 8º lugar da tabela classificativa com 9 pontos, menos 3 pontos que o 7º classificado Desportivo de São Roque e menos seis que o quinto classificado Prainha.

Apesar da mudança de atitude que já se verifica no jogo do Marítimo, a equipa da Graciosa está em sérias dificuldades para permanecer à tona de água e com o perigo de descida de 5 equipas do CP, o Marítimo se fosse hoje tinha descida garantida.

No próximo fim-de-semana os graciosenses voltam a receber em casa, desta feita o União Micaelense. O jogo realiza-se às 11h00 de domingo no Campo Municipal da Luz.

cfa.png

 

13
Nov17

Dia Mundial dos Diabetes

TC.F Informação

Iniciativa percorre freguesias da Graciosa.

No próximo dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes. A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa associa-se a esta causa e ciente da importância da realização de rastreios que permitam o diagnóstico e tratamento precoces da doença, promove um rastreio destinado a toda a população adulta, nos dias 13, 14 e 15 de novembro nas várias freguesias da ilha.
Para além da medição da glicémia, poderá realizar o cálculo do seu Índice de Massa Corporal e avaliar o seu Risco Metabólico.

 

diabetes.png

 

09
Nov17

Ponto de Recolha

TC.F Informação

171733.jpg

 

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje, no Corvo, que a Rede de Pontos de Recolha de vestuário, têxteis, calçado e brinquedos chega às sete ilhas do arquipélago onde existem Centros de Processamento de Resíduos construídos pelo Governo dos Açores.
“Esta é mais uma medida que vem reforçar o rumo certo que o Governo dos Açores tem traçado, onde se destaca, no último ano, a realização de um conjunto de ações orientadas para a redução da produção de resíduos, designadamente campanhas de sensibilização para a reutilização de vestuário usado, a compostagem de resíduos orgânicos, o uso de fraldas reutilizáveis, a gestão de resíduos agrícolas e produtos fitofarmacêuticos e o combate ao desperdício alimentar, incluindo ações de formação dirigidas à restauração”, frisou Marta Guerreiro.
A titular da pasta do Ambiente falava no lançamento desta rede, no âmbito da visita estatutária, cerimónia que contou também com a presença da Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso.
“Estas ações do Governo dos Açores atestam, não só o empenho do Executivo na prevenção da produção de resíduos, retirando estes produtos do circuito e promovendo a sua reutilização, como também se apresentam como o espelho de uma política que tem tido cada vez mais, melhores e consistentes resultados”, salientou.
Marta Guerreiro adiantou que, “com a aquisição de 18 contentores específicos para este efeito, assegurando a existência de, pelo menos, um contentor por concelho nas sete ilhas com menos população”, esta rede “pretende dar uma segunda vida a estes produtos que, uma vez entrados na cadeia dos resíduos, não são objeto de valorização e acabam sendo eliminados, em aterro ou em incineradora”.
Os artigos depositados nos contentores serão recolhidos por instituições de solidariedade social, “fruto de um trabalho conjunto com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, que se responsabilizarão pelo seu encaminhamento para instituições ou famílias sinalizadas”, permitindo a sua recuperação e reaproveitamento através de trabalhos com tecidos ou pequenos arranjos, encaminhando para destino final adequado o que não seja possível recuperar.
Na ocasião, a Secretária Regional destacou a realização da 8.ª Semana dos Resíduos dos Açores, entre 18 a 26 de novembro, sob o lema 'Reutilizar & Recuperar – Dá uma nova vida!'.
“As ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos e dar a conhecer os tipos de tratamento e os destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção”, afirmou Marta Guerreiro.

Na Ilha Graciosa o contentor está na Rua do Mercado.

SOM

GaCS/HMB

09
Nov17

Cruz do Bairro substituída

TC.F Informação

newjunta.jpg

foto: Facebook da Junta de Freguesia de Santa Cruz

Emigrante graciosense ofereceu nova cruz.

É através da rede social facebook que a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa tornou pública a intervenção feita no largo da Cruz do Bairro.

Naquele local, situado no lugar das Dores existe um banco em pedra e no seu topo uma cruz que assinala assim o nome daquela área de residência.

A cruz que ali existia estava em evoluído estado de degradação mas agora, graças à generosidade de um graciosense emigrado (Vitor Manuel Pereira da Silva) foi feita a substituição da Cruz por uma nova.

Esta iniciativa contou, também com a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa e Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.

09
Nov17

Eleições adiadas

TC.F Informação

DSCF0073.JPG

 

Sócios da Filarmónica União Popular Luzense têm uma semana.

No passado domingo os sócios da Filarmónica União Popular Luzense foram chamados para eleger os seus novos órgãos sociais.

Ao contrário do que tem sido recorrente em outras instituições da ilha, a Filarmónica União Popular Luzense contou com duas listas interessadas, sendo uma encabeçada por Fábio Lobão e outra por João Santos.

Sabe a TC.F Informação que mesmo com estas listas, os sócios da filarmónica entenderam dar mais uma semana para que as mesmas se consolidem. Assim sendo no próximo domingo, pelas 20h00 realizar-se-á uma Assembleia-Geral Extraordinária para a eleição dos novos dirigentes para os órgãos sociais daquela filarmónica.

08
Nov17

50 anos depois

TC.F Informação

jfscg.jpg

foto: Facebook Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa

 

Há precisamente 50 anos a Ilha Graciosa ficaria chocada com a tragédia que acontecia na Baía da Barra onde o bote “Cristóvão Manuel” viu-se confrontado com uma adversidade marítima e resultante de tal situação ceifou a vida de 6 tripulantes em 1967.
Hoje completam-se 50 anos após a morte de José Vieira Goulart, mestre; e a restante campanha: Arnaldo de Sousa, Izalino Nunes, Gabriel Machado, Albino Horta e José “Floriano”.
A caça à baleia era uma das fontes de rendimento dos graciosenses e mesmo com mar bravio os botes rumavam ao encontro dos animais para garantir o sustento das suas famílias.

50 anos depois a efeméride é relembrada pelos graciosenses como sendo um dos momentos de viragem da sociedade graciosense.

07
Nov17

Vozes em novembro

TC.F Informação

coro.png

 

Coro Cant'Arte de Torres Vedras vem à Graciosa.

Integrado na Temporada de Música e Canto da Ilha Graciosa 2017, no próximo Domingo, 12 de Novembro, realiza-se um Concerto de Corais com a participação do Coro de Torres Vedras e o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa.
Desde o ano de 2001 que se realiza este evento, que já assumiu um cariz internacional, em virtude da participação de formações nacionais, mas também de Espanha e do Brasil.
Este Encontro de Coros é uma parceria entre o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa e o Museu da Graciosa, e terá lugar pelas 21h00, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, com entrada gratuita.

cartaz concerto TVedras[1211].jpg

 

fonte: Coro da Matriz