Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TC.F Informação

A Ilha Graciosa está aqui!

TC.F Informação

09
Jan14

ÚLTIMA HORA: Programas Hoje é Domingo e Graciosa.fm, despedem-se da antena da Rádio Graciosa

TC.F Informação

 

"Uma decisão difícil", é assim que Aristides Silva, Helder Medina e Tiago Correia transmitem no seu comunicado conjunto para o fim das emissões dos programas radiofónicos "Hoje é Domingo" (25 anos) e "Graciosa.fm" (3 anos) que foram, até ao passado Domingo, transmitidos na Rádio Graciosa.

O Comunicado enviado para os orgãos de comunicação social na Graciosa refere que, "Esta tomada de posição deve-se ao facto de que a gerência desta mesma rádio não permite a transmissão dos programas se não tirar partido dos mesmos, exigindo um valor monetário por hora para que os programas pudessem continuar, valor esse que deveria ser arrecadado pelos locutores.", o que para os locutores não é uma posição justa "Tendo em conta que, nenhum dos locutores usufrui de qualquer tipo de apoio para realizar os seus programas, entendemos ser injusta esta posição da gerência. Aliás o trabalho que por nós é feito é de puro voluntariado e sempre a pensar nos nossos ouvintes. "

Num comunicado de duas páginas, os três emblemáticos locutores pedem "desculpa" por não terem divulgado em antena, no passado Domingo, que não fariam mais programas mas, foi-lhes impossível tal comunicação.

Ao "Graciosa.fm" e "Hoje é Domingo", sabemos que junta-se a saída da antena do programa "Envelhecer com Dignidade" (3 anos), de Mariza Oliveira que já este Sábado também não realizará a sua emissão que seria a última antes das férias da mesma.

Ao longo do comunicado são explicadas as razões pelas quais não existirão mais programas nos próximos tempos. Para uma mais fácil percepção do comunicado, o mesmo também foi gravado em aúdio e abaixo transcrevemos na íntegra todo o comunicado dos locutores Aristides Silva, Helder Medina e Tiago Correia.

 

 

 

 

 

Leia o Comunicado na íntegra:

 

Comunicado dos programas Graciosa.fm e Hoje é Domingo

 

"Hoje quinta-feira dia 9 de Janeiro de 2014 tornou-se o dia mais difícil para os nossos programas, pois hoje foi tomada a decisão de suspender os mesmos na estação “Rádio Graciosa”.

Esta tomada de posição deve-se ao facto de que a gerência desta mesma rádio não permite a transmissão dos programas se não tirar partido dos mesmos, exigindo um valor monetário por hora para que os programas pudessem continuar, valor esse que deveria ser arrecadado pelos locutores. Tendo em conta que, nenhum dos locutores usufrui de qualquer tipo de apoio para realizar os seus programas, entendemos ser injusta esta posição da gerência. Aliás o trabalho que por nós é feito é de puro voluntariado e sempre a pensar nos nossos ouvintes.

Nunca esta gerência questionou-nos de quem nos pagava o combustível para irmos a todas as festas da Graciosa para fazer a sua cobertura para a rádio, nunca nos questionou quem paga a conta do telemóvel para a transmissão que é feita, nunca nos questionaram qual o material que utilizamos para fazer a nossa emissão no estúdio, tendo que ser nós a levar os nossos computadores e material para que possamos fazer os programas que fazíamos e no fim ainda nos exigem que, sejamos nós a angariar publicidade para manter os programas “no ar”.

A verdade é que com clima económico que nós atravessamos os comerciantes têm dificuldades e como é compreensível nem estão dispostos a despender 60€ s/IVA por hora para os nossos programas.

Se é facto a rádio estar a passar por uma grave crise financeira, não podem ser estes locutores a arcar com os resultados de uma gestão da qual não temos nenhum tipo de responsabilidade.

Queremos desde já pedir DESCULPA a todos a nossos ouvintes, pois no passado Domingo já sabíamos desta possibilidade mas foi-nos impossível a divulgação desta situação em antena o que fez com que não nos conseguíssemos despedir dos nossos ouvintes que merecem o nosso respeito e que era para eles que fazíamos os nossos programas. Era com eles que contávamos todos os Domingos para umas tardes diferentes e animadas, pois para nós os ouvintes interessam e sempre interessaram, bem como a divulgação da música graciosense.

Uma rádio só funciona com ouvintes, com programas interactivos, com alegria e boa disposição, só assim é que se consegue ter audiência e publicidade. Os nossos programas eram acompanhados pelo FM em toda a Graciosa, na Terceira, São Jorge e Faial, tínhamos ouvintes online nas restantes ilhas dos Açores, na Madeira, Portugal Continental, Luxemburgo, Suiça, Aústria, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, etc, era o dia com mais audiência na “Rádio Graciosa”.

É uma decisão difícil, uma decisão que pensávamos que não iriamos tomar tão brevemente, pensando até que pelo menos até Maio pudéssemos estar “no ar” para realizarmos os 25 anos do “Hoje é Domingo” na rádio onde tudo começou mas, infelizmente, não será possível, contudo quer o “Graciosa.fm”, quer o “Hoje é Domingo” não vão parar, aliás sempre foram programas independentes da autoria dos nossos locutores. Os programas continuarão? Em breve mas pelas rádios online que iremos divulgar. Vamos continuar a filmar todas as actividades que se irão realizar na Graciosa tal como tínhamos feito até aqui, porque os nossos ouvintes merecem, porque são eles que nos apoiam, o que sempre fizeram.

Quanto a um regresso a uma rádio no fm e com transmissão na Graciosa, ficamos a aguardar por isso. O nosso regresso só será possível com uma nova “Rádio Graciosa”, com uma equipa que saiba que todos os ouvintes são importantes e que é para eles que trabalhamos e não para nós e alguns amigos.

Vamos juntar as nossas forças para continuarmos com uma rádio para a Graciosa, veremos se será possível o conseguir mas, pelo menos por agora não existirão os nossos programas na rádio habitual.

Chegou o momento de por um “pé no travão” e pela primeira vez dizer que o que está a ser feito nem respeita os ouvintes nem os que todos os fins-de-semana vão até à rádio despender algum do seu tempo para animar uma estação que só “acorda” aos fins-de-semana quando alguém sem nenhum tipo de interesse vai alegrar os ouvintes de cá e de lá, ou estamos enganados?

Porque são vocês que interessam!

Meus amigos, uma vez mais OBRIGADO por todo o vosso apoio queremos aqui dizer que estaremos sempre disponíveis, podendo-nos contactar pelos facebook’s do Tiago Correia, Aristides Silva e Helder Medina.

 

Um bem hajam, mas a todos…

 

 

Santa Cruz da Graciosa, 9 de Janeiro de 2014

 

 

Aristides Silva, Helder Medina e Tiago Correia"